VIEIRA DA SILVA - Airbus A319-111 da TAP PORTUGAL, matrícula CS-TTA fotografado no aeroporto de Lisboaa 11 de Março de 2006.Foto copyright de Luís Miguel Correia.GOSTAR DE AVIÕESGosto de aviões desde que me lembro, com destaque para os de passageiros.
Voei a primeira vez em 1958, na companhia inglesa
Aquila Airways, de Lisboa (Cabo Ruivo) para o Funchal, mas não retive memórias da ocasião, tinha 18 meses...
Os aviões fizeram sempre parte da minha esfera de interesses. A principal rota de aproximação ao Aeroporto da Portela, em Lisboa passava por cima de casa e senão os via, do terraço, o rugido dos jactos da década de sessenta não deixava ninguém indiferente.
Complementarmente, os aeroportos de Lisboa eram destino frequente dos passeios de fim de semana com o Pai. Apreciava particularmente a viagem no andar superior dos autocarros
"AEC" da
Carris. A carreira 22 até à Portela de Sacavém, atravessando Lisboa pelas Avenidas Novas; a carreira 28 até à Doca dos Olivais, bordejando o Tejo com os seus cais repletos de navios - duplo atractivo.
Na Portela havia a varanda, ainda no edifício original e os aviões, que ficavam mesmo ali.
O cenário em Cabo Ruivo era invariável: os 3 hidro-aviões da
Aquila em processo de lenta degradação física iniciado em fins de 1958 quando a empresa cessou a actividade.
Em 1966 comecei a voar na TAP ao ritmo luxuoso dos
Super-Constellations. Desde então, voar tem sido sempre um prazer renovado. E continuo a ir ver os aviões e a fotografá-los.
Com este blog, procuro divulgar algumas dessas imagens e partilhar memórias e entusiasmos...
Luís Miguel Correia