Sunday, March 12, 2006

VIEIRA DA SILVA - Airbus A319-111 da TAP PORTUGAL,
matrícula CS-TTA fotografado no aeroporto de Lisboa
a 11 de Março de 2006.
Foto copyright de Luís Miguel Correia.

GOSTAR DE AVIÕES

Gosto de aviões desde que me lembro, com destaque para os de passageiros.

Voei a primeira vez em 1958, na companhia inglesa Aquila Airways, de Lisboa (Cabo Ruivo) para o Funchal, mas não retive memórias da ocasião, tinha 18 meses...

Os aviões fizeram sempre parte da minha esfera de interesses. A principal rota de aproximação ao Aeroporto da Portela, em Lisboa passava por cima de casa e senão os via, do terraço, o rugido dos jactos da década de sessenta não deixava ninguém indiferente.

Complementarmente, os aeroportos de Lisboa eram destino frequente dos passeios de fim de semana com o Pai. Apreciava particularmente a viagem no andar superior dos autocarros "AEC" da Carris. A carreira 22 até à Portela de Sacavém, atravessando Lisboa pelas Avenidas Novas; a carreira 28 até à Doca dos Olivais, bordejando o Tejo com os seus cais repletos de navios - duplo atractivo.

Na Portela havia a varanda, ainda no edifício original e os aviões, que ficavam mesmo ali.

O cenário em Cabo Ruivo era invariável: os 3 hidro-aviões da Aquila em processo de lenta degradação física iniciado em fins de 1958 quando a empresa cessou a actividade.

Em 1966 comecei a voar na TAP ao ritmo luxuoso dos Super-Constellations. Desde então, voar tem sido sempre um prazer renovado. E continuo a ir ver os aviões e a fotografá-los.

Com este blog, procuro divulgar algumas dessas imagens e partilhar memórias e entusiasmos...

Luís Miguel Correia

No comments: